24 de mar de 2012

Mapa do 3° Passeio Ciclístico de Porto Alegre

O 3° Passeio Ciclístico de Porto Alegre ocorrerá neste domingo, 25 de março de 2012, em comemoração aos 240 anos da fundação da Capital do Rio Grande do Sul.
Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação - EPTC, não haverá desvio de trânsito nas ruas e avenidas na região, havendo apenas bloqueio parcial durante a passagem dos ciclistas.
A concentração ocorrerá a partir das 9 horas em frente ao Supermercado Nacional, na Avenida Wenceslau Escobar. A largada ocorrerá às 10 horas no mesmo local. Os ciclistas prosseguirão pela Wenceslau Escobar, seguindo pela Avenida Diário de Notícias, Avenida Guaíba, Avenida Copa Cabana, e novamente retornando à Avenida Wenceslau Escobar até à linha de chegada, novamente em frente ao Supermercado Nacional. Veja abaixo o trajeto no mapa.

Como usar o mapa?
O mapa acima foi criado a partir do Google Maps. As funções, portanto, são as mesmas.
A imagem à esquerda mostra botões de navegação do mapa. Clicando com o botão esquerdo sobre o botão mostrado na figura ao lado (pintado na cor rosa para este tutorial), deslocará o mapa para centralizar o conteúdo à direita da tela do computador. Clicando - sempre - com o botão esquerdo do mouse sobre o botão amarelo, por exemplo, ampliará o mapa, mostrando com maior exatidão a localização dos pontos sobre o mapa. Cada clique resulta em uma ampliação.
A imagem acima é um exemplo de uma visualização ampliada do mapa
Significado dos ícones.
Os ícones auxiliam a compreensão da postagem. Um ponto no mapa marcado com um ícone de um sol, por exemplo, significa que a postagem aborda o por-do-sol naquele ponto.
Barra de botões à direita do mapa.
A imagem abaixo mostra uma barra de botões que alterna o mapa para quatro modos de visualização. No exemplo abaixo, o botão colorido em azul representa a visualização de imagem por satélite. 
Outros modos de visualização são o botão Terreno (Ter), que apresenta cotas topográficas e o Google Earth (que requer a instalação de plugin no seu computador).
O botão Ter.
Talvez a opção de menor domínio público seja o botão Terreno.
Clicando neste botão (botão marrom na imagem acima) aparecerá no mapa linhas com formas curvilíneas. Cada linha representa uma altitude em relação ao nível do mar. Escolha a linha mais próxima sobre o ponto do mapa desejado e "deslize" o olhar sobre a trajetória da linha no mapa. Eventualmente aparecerá um número nesta linha (80m, por exemplo). Então, o ponto no mapa que você está interessado fica a aproximadamente 80m acima do nível do mar.
Acessando uma postagem do blog pelo mapa.
Clicando sobre um dos ícones marcados no mapa abrirá a descrição do ponto no mapa. Esta ação deverá abrir um balão com uma descrição da postagem. Uma postagem, como dito anteriormente, é um artigo do ponto marcado no mapa contendo fotos, vídeos ou apenas textos sobre o local. Se a postagem mencionar mais de uma região, o ícone ou ponto mostrará a primeira região mencionada na postagem.
Clicar com o botão esquerdo do mouse sobre a descrição (na imagem a baixo identificada através de uma frase sublinhada e na cor azul) remeterá à postagem correspondente.
A imagem acima mostra um ponto no mapa (ícone em forma de um veleiro)

Avaliar:

0 comentários: