18 de dez. de 2012

Mapa de Porto Alegre

O Mapa de Porto Alegre apresenta a localização geográfica de algumas postagens (páginas com informações, fotos ou vídeos do local marcado) do blog Vivendo Porto Alegre.

Veja abaixo como usar o mapa.

Visualizar Vivendo Porto Alegre em um mapa maior


Como usar o mapa?

O mapa acima foi criado a partir do Google Maps. As funções, portanto, são as mesmas.

A imagem à esquerda mostra botões de navegação do mapa. Clicando com o botão esquerdo sobre o botão mostrado na figura ao lado (pintado na cor rosa para este tutorial), deslocará o mapa para centralizar o conteúdo à direita da tela do computador. Clicando - sempre - com o botão esquerdo do mouse sobre o botão amarelo, por exemplo, ampliará o mapa, mostrando com maior exatidão a localização dos pontos sobre o mapa. Cada clique resulta em uma ampliação.

A imagem acima é um exemplo de uma visualização ampliada do mapa

Significado dos ícones.

Os ícones auxiliam a compreensão da postagem. Um ponto no mapa marcado com um ícone de um sol, por exemplo, significa que a postagem aborda o por-do-sol naquele ponto.


Barra de botões à direita do mapa.

A imagem abaixo mostra uma barra de botões que alterna o mapa para quatro modos de visualização. No exemplo abaixo, o botão colorido em azul representa a visualização de imagem por satélite. 


Outros modos de visualização são o botão Terreno (Ter), que apresenta cotas topográficas e o Google Earth (que requer a instalação de plugin no seu computador).

O botão Ter.

Talvez a opção de menor domínio público seja o botão Terreno.


Clicando neste botão (botão marrom na imagem acima) aparecerá no mapa linhas com formas curvilíneas. Cada linha representa uma altitude em relação ao nível do mar. Escolha a linha mais próxima sobre o ponto do mapa desejado e "deslize" o olhar sobre a trajetória da linha no mapa. Eventualmente aparecerá um número nesta linha (80m, por exemplo). Então, o ponto no mapa que você está interessado fica a aproximadamente 80m acima do nível do mar.


Acessando uma postagem do blog pelo mapa.

Clicando sobre um dos ícones marcados no mapa abrirá a descrição do ponto no mapa. Esta ação deverá abrir um balão com uma descrição da postagem. Uma postagem, como dito anteriormente, é um artigo do ponto marcado no mapa contendo fotos, vídeos ou apenas textos sobre o local. Se a postagem mencionar mais de uma região, o ícone ou ponto mostrará a primeira região mencionada na postagem.
Clicar com o botão esquerdo do mouse sobre a descrição (na imagem a baixo identificada através de uma frase sublinhada e na cor azul) remeterá à postagem correspondente.

A imagem acima mostra um ponto no mapa (ícone em forma de um veleiro)

Publicado em 14 mai. 11. Atualizado em 18 dez.12